O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) empossou os novos dirigentes para o triênio 2025-2027, em sessão solene realizada na sexta-feira (31), no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas.
Tomou posse como Presidente da Corte de Contas o Conselheiro Fernando Ribeiro, acompanhado pelos Conselheiros Luís Cunha, que assume a Vice-Presidência, e Odilon Teixeira como Corregedor do Tribunal.
Em seu discurso, Conselheiro Fernando Ribeiro agradeceu aos demais Conselheiros pela confiança para exercer a Presidência da instituição pelos próximos dois anos e destacou como os Tribunais de Contas atuam na atualidade.
“Dos contemporâneos que me antecederam na função de Presidente, guardo exemplos que me serão importantes na tarefa que início hoje. As Cortes de Contas, a partir do Tribunal de Contas da União, imprimem às suas competências constitucionais uma visão expandida, ou seja, além de fiscalizadores da aplicação dos recursos, atuam ainda como auxiliares na formulação de políticas e serviços e no acompanhamento ativo na implementação e eficácia desses serviços junto à sociedade. Tudo isso em consonância com o crescente clamor por controle social exercido pela população que a todo momento nos demanda através de nossa ouvidoria”, evidenciou o Presidente Fernando Ribeiro.
Os recém-empossados foram eleitos à unanimidade pelo Tribunal Pleno em eleição realizada durante a sessão plenária de 10 de dezembro de 2024. O evento contou com diversas autoridades do estado, como o governador Helder Barbalho, a vice Hana Ghassan o presidente da Alepa, deputado Chicão e outros.