TRE encerra lacração de urnas eletrônicas no Pará

0

A preparação e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito eleitoral deste ano foram encerradas nesta terça-feira (02) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). O processo consiste na instalação dos sistemas eleitorais necessários e dados de eleição, como informações dos candidatos e dos eleitores, por meio da geração de mídia. Desde a última terça-feira (25), data em que foi iniciada a preparação, foram 21.088 urnas lacradas para todo o Estado, das quais 4.300 atenderão a capital paraense e os municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides. No último dia de ação, foram lacradas 499 urnas.

De acordo com o gerente de Projetos de Biometria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alcides da Silva Júnior, o sistema é totalmente seguro e não há riscos de acontecer crimes eleitorais. “São cerca de trinta barreiras no processo de lacração. Nós fizemos testes, e cada urna tem uma numeração feita pela Casa da Moeda. É totalmente seguro”, garantiu.

Já o secretário de Tecnologia e Informação do TRE-PA, Felipe Brito, disse que a cada eleição novos softwares são aderidos ao processo, o que torna mais difícil o hackeamento dos aparelhos.

Neste ano, são 5.499.283 eleitores no Estado do Pará, dos quais 3.492.534 têm a biometria cadastrada, o que corresponde a 63,5%. Dois anos atrás, nas eleições de 2016, o percentual de eleitores com o cadastramento biométrico era de 23,35%. “Quanto mais eleitores tiverem a identificação biométrica cadastrada, menores riscos de segurança nós enfrentamos. A nossa meta é chegar aos 100% aqui no Estado no pleito de 2020”, prometeu o secretário Felipe Brito.

Fonte: ORM Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here