Prefeitura de Paragominas confirma o primeiro caso de varíola dos macacos

1
Prefeitura de Paragominas confirma o primeiro caso de varíola dos macacos

A Prefeitura Municipal de Paragominas, governada pelo Prefeito Dr. Lucídio Paes, do PSD, por meio da Secretaria de Saúde, secretário Marinaldo Martins, confirmou neste domingo (19) por meio de sua página oficial no Facebook o primeiro caso de “varíola dos macacos”.

O Prefeito de Paragominas é médico, em sua gestão tem investido na melhoria dos serviços de saúde do município, além de contar com uma equipe de secretários e demais servidores comprometidas com o progresso da cidade. Diante do caso de varíola confirmado todas as medidas foram tomadas com celeridade, dando toda atenção que o caso requer, e com orientação a população recomendando que em caso de suspeita o paciente deverá se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde ou a uma Unidade de Pronto Atendimento do Município.

Comunicado: Caso de varíola dos macacos é confirmado em Paragominas

 

Quais são os sintomas?

Renee Oliveira – O período de incubação do vírus se dá por volta de 7 a 21 dias. Após esse período, o paciente apresenta febre alta, mialgia, fadiga, dor de cabeça, cansaço, dor nas costas e aumento dos glânglios linfáticos (uma caraterística da monkeypox que vai diferenciar de outras doenças, a exemplo da catapora). Uns dois ou três dias após o quadro febril, inicia o aparecimento das erupções (bolhas) na pele.

Como é feito o tratamento da doença?

Renee Oliveira – O tratamento da varíola dos macacos é baseado no controle dos sintomas que o paciente apresenta. No caso das lesões, o paciente pode apresentar dor. Logo, é necessário tratar essas lesões para evitar infecções secundárias. Grupos específicos como idosos, crianças e pessoas imunocomprometidas podem encaminhar os sintomas para um agravamento da doença, havendo a possibilidade de ir à óbito, por isso é necessário um tratamento diferenciado para esse público.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here