Deputado Airton Faleiro participa de audiência com a ministra Nísia Trindade para debater sobre políticas de saúde pública no estado do Pará

0
Deputado Airton Faleiro participa de audiência com a ministra Nísia Trindade para debater sobre políticas de saúde pública no estado do Pará
Imagem: Reprodução/Redes sociais

Na terça-feira (7) o deputado federal Airton Faleiro, do PT, em sintonia com o senador Beto Faro e Dilvanda Faro, participaram de uma audiência com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, para tratar de pautas interessantes para o estado do Pará.

“Uma delas foi dizer ao Ministério da Saúde que nós já estamos em conversação com o MEC para implantação do curso de medicina na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Tivemos uma boa receptividade da nossa proposta diante de tantas necessidades de profissionais de saúde na Amazônia.

Falamos também sobre o Programa Mais Médicos e tivemos a boa notícia de que a Ministra junto com o Presidente Lula devem anunciar, agora no mês de março, o NOVO MAIS MÉDICOS, contemplando a contratação de médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros, inclusive os médicos cubanos que têm muita disposição e competência para cuidar da saúde da nossa gente.
Também falamos e pautamos a necessidade de aprimorarmos o atendimento estruturado da saúde indígena, uma pauta de muito interesse do Governo do Presidente Lula.
Falamos da necessidade de centros de referência para atender as populações atingidas por mercúrio, em especial as populações indígenas e extrativistas.

Tratamos da implantação de uma UPA em Santarém, na área de Santarenzinho. Mas é importante dizer que nós convidamos também o prefeito O prefeito Nélio Aguiar, presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), e o deputado federal Anderson Pinto, além de outros prefeitos, secretários de saúde, o médico Fábio Tozzi, que apresentou a política de saúde fluvial para a Amazônia, com base na experiência do Pará.

Também presente na audiência o nosso reitor da UEPA, Clay Chagas, que falou da nossa experiência do REVALIDA e pautou a necessidade de termos um reajuste na legislação para os chamados contratos provisórios. Bastante interessada, a Ministra disse que quer entender melhor essa experiência do Pará para que o nosso REVALIDA possa ajudar o Brasil Inteiro”, informou o deputado Airton Faleiro em suas redes sociais.

Leia mais no site:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here