O deputado estadual Dirceu Ten Caten, do PT-PA, cumpriu agenda política durante a 4ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputadas e Deputados do Parlamento Amazônico, sediada na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) na quinta-feira (22).
O Parlamento Amazônico reúne deputados dos estados da Amazônia Legal, para discutir temas de interesse da região. Os temas da reunião no Tocantins foi a Regularização Fundiária, Licenciamento Ambiental na Região Amazônica e a Exploração Mineral e de Petróleo na Amazônia.
Dirceu aproveitou para destacar um importante programa de crédito fundiário do Governo Federal, que poderá beneficiar pessoas e estudantes da área rural: “Tivemos uma palestra muito importante do representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário que nos apresentou o programa de crédito fundiário do governo federal, programa que possibilita o acesso à terra as pessoas que não tem terra, ou que tem pouca terra que comprovem uma experiência de pelo menos cinco anos no trabalho do cultivo da terra, ou estudantes que estão por exemplo no IFPA, cursando alguma matéria voltada pra essa área rural”.
“Os juros de meio por cento ao ano, são vinte e cinco anos para pagamento, uma carência de três anos para o começo desse pagamento, então é um formato muito interessante de contrato para as pessoas poderem ter a sua tão sonhada terra, o Pará até agora só tem 6 contratos. Dizer que nós estamos otimistas, em poder avançar nos projetos de assentamentos.” Completou.