Nesta sexta-feira (22) a Doxa Pesquisa divulgou o resultado das amostras realizadas em Tailândia, nordeste do Pará, para prefeito visando as eleições 2024. O resultado apresenta Alemão da Cerâmica, do União Brasil, na liderança, com 26,1%, seguido de Jakeline Neto (PSDB) em segundo lugar com 24,1%.
ESTIMULADA
Em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os nomes mais lembrados são de Alemão, que aparece com 15,3%; Jaqueline vem em segundo lugar com 8,8%; Lauro Hoffeman é o terceiro colocado com 5,0% de intenções de voto. O atual prefeito, Macarrão, aparece com 3,5%; depois vem Neném da Danyslar com 2,5%; Vanilde, 2,3% e Prof. Josenildo, 0,3%.
ESTIMULADA
Estimulada, Doxa testou seis possíveis candidatos às eleições de TAILÂNDIA. O ex-candidato da eleição passada, Alemão, aparece em primeiro lugar com 26,1% de intenções de voto. A ex-vereadora Jaqueline vem em seguida com 20,4% de intenções de voto, em terceiro lugar vem o vereador Lauro Hoffman, 12,3%; o empresário Neném da Danyslar é o quarto colocado, despontando com 7,8%. Vanilde obteve 4,8% das intenções de voto. E o último colocado é Walcir Rodrigues, que teve apenas 1,3%. Os votos flutuantes somam 27,5%.
ANÁLISE:
A pesquisa mostra que em Tailândia a disputa aponta para a polarização entre Alemão e a ex-vereadora Jaqueline. O quadro pode mudar quando o atual prefeito, Macarrão, que não vai disputar a elelição por que já foi reeleito, indicar seu sucessor. Doxa testou os nomes que pertencem à base de apoio de Macarrão, o vereador Lauro Hoffman, a secretária Vanilde e o empresário Neném da Danyslar. Nesse cenário, os números mostram que o melhor desempenho entre os eleitores de Tailândia está entre Alemão e Jaqueline, tendo apenas 5,7 pontos de diferença entre os dois.
DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa Pesquisa