Após queda do PIB, Brasil deixa ranking das 10 maiores economias

1
Após queda do PIB, Brasil deixa ranking das 10 maiores economias
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, 3, fui anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que o Produto Interno Bruto (PIB) do País recuou 4,1%  Com a queda de 4,1% do (PIB) em 2020, o Brasil deixou o ranking das 10 maiores economias do mundo.

Os dados confirmam as projeções feitas em outubro pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para 2020. Com a crise da covid-19 e seus impactos na economia mundial, o PIB do Brasil passaria de US$ 1,8 trilhão no ano passado para US$ 1,4 trilhão até o fim do ano passado – o que levaria a economia brasileira a ser ultrapassada por Rússia, Coreia do Sul e Canadá, o que de fato ocorreu. Para 2021, a estimativa é que o país desça ao 14º lugar.

Com o resultado do PIB divulgado nesta quarta, o Brasil ficou logo atrás, em termos de desempenho, de Bulgária, Romênia e Holanda (todos com -3,8%), Letônia (-3,6%) e Estados Unidos, que aparece na 16ª posição, com uma queda de 3,5% no PIB anual.

A economia brasileira foi impulsionada pelo auxílio emergencial e cresceu 3,2% nos três últimos meses do ano passado, ficando na 11ª posição do ranking trimestral. Atingida por uma primeira e depois uma segunda onda fortes da covid-19, a zona do euro teve o pior desempenho em 2020 por região, com uma queda média das economias de 7,2%.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here