Em ano eleitoral aparece de tudo, e fake news parece ser a regra do dia. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, uma jovem aparece fazendo uma suposta “denúncia” quanto a água disponibilizada pela Cosanpa para população de Tailândia. O objetivo? Atacar o prefeito Macarrão e seu indicado Lauro Hoffmann, para beneficiar outros candidatos.
Mas, o vídeo, que não vou descrever aqui por já ser de conhecimento público, é um show de horrores e de ignorância, um verdadeiro ato de desrespeito aos profissionais da Cosanpa e as autoridades constituídas da cidade, pois se o conteúdo fosse verdadeiro, teríamos aí um grau elevado de omissão das autoridades e um crime contra a vida da população tailandense.
O vídeo é um total desconhecimento do processo de abastecimento, tratamento e fornecimento de água.
A Cosanpa nos atendeu por e-mail e informou:
“A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informa que, a captação de água no município de Tailândia é feita por meio de 20 poços subterrâneos e a distribuição de água para a população, ocorre após o processo de desinfecção com produtos químicos, entre eles o Cloropast, pastilhas à base de cloro orgânico, assegurando o bem-estar dos consumidores“.
Ou seja, o fornecimento de água atende todos os requisitos. Já o vídeo divulgado não passou de uma ferramente politiqueira, desprovida de qualquer informação técnica, baseado somente em manipulação de imagens para fins políticos. Verdadeiro tiro no pé, pois a verdade veio a tona.