Close Menu
    What's Hot

    Prêmio Alepa em Foco 2025: Ronie Silva integra lista de melhores deputados estaduais

    29 de dezembro de 2025

    Deputado Dirceu Ten Caten é um dos homenageados no Prêmio Alepa em Foco 2025

    29 de dezembro de 2025

    Partido Pró-Militar de Mianmar reivindica vitória em eleições contestadas

    29 de dezembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn WhatsApp
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    TN BRASIL TV – Outro Ponto de Vista
    • Amazônia
    • NOTÍCIAS
      • LIVROS
      • FOLHA DE ESPORTES
      • IMPRENSA
      • AGRONEGÓCIO
      • EDUCAÇÃO
      • COP-30 – Belém
      • CULTURA
        • Filmes, Séries e Documentários
      • Business
      • ECONOMIA
      • JUSTIÇA
        • JUSPARÁ
      • FOLHA POLICIAL
      • RELIGIÃO
      • TURISMO
    • ALEPA EM FOCO
    • JUSPARÁ
    • Coluna do Cassimiro
      • Ciências Políticas
      • Coluna Paula Souza
      • Renata Feitosa
      • Carla Crispin
      • Colunista Bárbara Luíza
      • Colunista Cleucy Santos
      • Coluna Professor Davi Barbosa
      • Coluna do Breno Guimarães
      • Colunista Larissa de Jesus
      • Indira Lima
      • Helenilson Pontes
      • Colunista Rev. Marcelo Lemos
    • POLÍTICA
      • O CARCARÁ
      • OBSERVATÓRIO POLÍTICO
    • PORTAL DA HISTÓRIA
    • MUNDO
      • China “O Império do Meio”
      • Estados Unidos “Tio San”
      • Rússia “A Grande Potência”
    INSCREVA-SE
    TN BRASIL TV – Outro Ponto de Vista
    Início Bolsonaro afirma que ele é quem manda, desautoriza vice, descarta constituinte e diz que ‘não existe’ autogolpe
    NOTÍCIAS

    Bolsonaro afirma que ele é quem manda, desautoriza vice, descarta constituinte e diz que ‘não existe’ autogolpe

    Taciano CassimiroTaciano Cassimiro9 de outubro de 2018
    Facebook WhatsApp Twitter LinkedIn Telegram Copy Link

    O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, desautorizou nesta segunda-feira (8) em entrevista ao Jornal Nacional o general Hamilton Mourão, candidato a vice em sua chapa.

    Em entrevistas, o vice afirmou que a elaboração de uma nova Constituição não precisaria passar por eleitos, sugeriu uma constituinte de notáveis e cogitou, em caso de anarquia, um “autogolpe” por parte do presidente com apoio das Forças Armadas.

    Após uma apresentação inicial de dois minutos, Bolsonaro respondeu à seguinte pergunta do jornalista William Bonner:

    “No mês passado, durante uma palestra, o seu vice, general Hamilton Mourão, disse que a Constituição brasileira de 1988 foi um erro. A chamada Constituição cidadã, que é o que garante a nossa democracia e que acabou de completar apenas 30 anos. O general Mourão disse que a elaboração de uma Constituição nova ‘não precisa ser feita por eleitos pelo povo’, que poderia ser feita por um conselho de notáveis, nas palavras usadas pelo seu vice, e apenas referendada, depois, pelos eleitores. Juristas dizem que a nossa Constituição não permite a convocação de uma constituinte, não há previsão para isso. Existe uma previsão de reforma por emenda constitucional, que precisa da aprovação de 3/5 dos deputados e dos senadores. E essas emendas. o senhor sabe, não podem mudar cláusulas pétreas. Essas não podem ser alteradas de jeito nenhum. Também em setembro, em uma entrevista à GloboNews, o general Mourão admitiu a possibilidade de o presidente da República perpetrar o chamado autogolpe. O que o senhor diria aos seus críticos, que se preocupam com a democracia brasileira no caso de o senhor se eleger presidente?”

    Ao responder, Bolsonaro declarou que Mourão foi “infeliz” ao dar essas declarações e que, apesar de o colega de chapa ser general e ele capitão, quem mandará no governo será o presidente.

    “Ele é general, eu sou capitão. Mas eu sou o presidente. O desautorizei nesses dois momentos. Ele não poderia ir além daquilo que a Constituição permite. Jamais eu posso admitir uma nova constituinte, até por falta de poderes para tal. E a questão de autogolpe não sei, não entendi direito o que ele quis dizer naquele momento. Mas isso não existe”, disse o candidato do PSL.

    “Estamos disputando as eleições porque nós acreditamos no voto popular, e seremos escravos da nossa Constituição. Repito: o presidente será o senhor Jair Bolsonaro. E nos auxiliará sim o general Augusto Mourão… Hamilton Mourão. E ele sabe muito bem da responsabilidade que tem por ocasião da sua escolha para ser vice”, complementou.

    Durante a entrevista, Bolsonaro disse que a nomeação de Hamilton Mourão para a chapa se deveu à necessidade de se demonstrar “autoridade”, mas “sem autoritarismo”.

    O candidato do PSL afirmou ainda que falta “tato” a Mourão, porque o colega de chapa não é do meio político, e sim do meio militar.

    “O que falta um pouco ao general Mourão é um pouco de tato, um pouco de vivência com a política. E ele rapidamente se adequará à realidade brasileira e à função tão importante que é a dele. […] Nesses dois momentos ele foi infeliz, deu uma canelada. Mas repito: o presidente jamais autorizaria qualquer coisa nesse sentido”, reiterou Bolsonaro.

    Íntegra da entrevista

    Leia abaixo a íntegra da entrevista de Jair Bolsonaro ao Jornal Nacional:

    William Bonner: Candidato, boa noite, e parabéns pela chegada ao segundo turno em primeiro lugar. O senhor, por favor, também pode começar com a sua mensagem de dois minutos para os eleitores, e os mesmo quinze segundos de tolerância.

    Jair Bolsonaro: Boa noite, Bonner. Boa noite, Renata. Boa noite brasileiros. Primeiro, meu muito obrigado aos quase 50 milhões de pessoas que acreditaram em mim no último domingo. O nosso compromisso, a nossa plataforma, a nossa bandeira baseia-se em João 8:32: ‘E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará’. Meu muito obrigado às lideranças evangélicas, ao homem do campo, seja do agronegócio, quer seja da agricultura familiar. Obrigado caminhoneiros, obrigado policiais civis e militares, integrantes das Forças Armadas. Obrigado família brasileira, que tanto clama para que seus valores sejam respeitados. E mais ainda que a inocência da criança em sala de aula esteja acima de tudo. Então o meu muito obrigado, em especial à região Nordeste que, apesar de ter perdido lá, nunca alguém que fez oposição ao PT teve uma votação tão expressiva como eu tive. Obviamente, não tive mais por fake news, mentiras. Nós não pretendemos acabar com o Bolsa Família, muito pelo contrário. Nós pretendemos acabar com as fraudes para que aqueles que realmente precisam possam ter um dinheiro um pouco maior. Homens e mulheres do Bolsa Família, fiquem tranquilos. Não pretendemos criar ou aumentar o Imposto de Renda, a cobrança do Imposto de Renda. Mentira. A proposta do nosso economista Paulo Guedes é que quem ganhe até 5 mínimos não descontará Imposto de Renda. E acima disso, uma tabela de 20% para todos. Não pretendemos recriar a CPMF, eu fui um dos que votou contra a CPMF no passado. Nós queremos um Brasil aberto ao negócio com o mundo todo, fazer parcerias com o mundo todo. Jogar pesado na questão da segurança pública, fazer com que as mulheres se sintam protegidas no Brasil. Dessa forma é que nós pretendemos governar o país, e dessa forma pretendemos construir o futuro da nossa pátria maravilhosa.

    William Bonner: No mês passado, durante uma palestra, o seu vice, general Hamilton Mourão, disse que a Constituição brasileira de 1988 foi um erro. A chamada Constituição cidadã, que é o que garante a nossa democracia e que acabou de completar apenas 30 anos. O general Mourão disse que a elaboração de uma Constituição nova ‘não precisa ser feita por eleitos pelo povo’, que poderia ser feita por um conselho de notáveis, nas palavras usadas pelo seu vice, e apenas referendada, depois, pelos eleitores. Juristas dizem que a nossa Constituição não permite a convocação de uma constituinte, não há previsão para isso. Existe uma previsão de reforma por emenda constitucional, que precisa da aprovação de 3/5 dos deputados e dos senadores. E essas emendas. o senhor sabe, não podem mudar cláusulas pétreas. Essas não podem ser alteradas de jeito nenhum. Também em setembro, em uma entrevista à GloboNews, o general Mourão admitiu a possibilidade de o presidente da República perpetrar o chamado autogolpe. O que o senhor diria aos seus críticos, que se preocupam com a democracia brasileira no caso de o senhor se eleger presidente?

    Jair Bolsonaro: Ele é general, eu sou capitão. Mas eu sou o presidente. O desautorizei nesses dois momentos. Ele não poderia ir além daquilo que a Constituição permite. Jamais eu posso admitir uma nova constituinte, até por falta de poderes para tal. E a questão de autogolpe não sei, não entendi direito o que ele quis dizer naquele momento. Mas isso não existe. Estamos disputando as eleições porque nós acreditamos no voto popular, e seremos escravos da nossa Constituição. Repito: o presidente será o senhor Jair Bolsonaro. E nos auxiliará sim o general Augusto Mourão… Hamilton Mourão. E ele sabe muito bem da responsabilidade que tem por ocasião da sua escolha para ser vice. Nós queremos demonstrar com isso que precisamos sim ter um governo com autoridade, e sem autoritarismo. Por isso nos submetemos ao sufrágio popular. E tenho certeza que uma vez eleito, o que falta um pouco ao general Mourão é um pouco de tato, um pouco de vivencia com a politica. E ele rapidamente se adequará à realidade brasileira e à função tão importante que é a dele. General Augusto Mourão, agradeço a sua participação, mas nesses dois momentos ele foi infeliz, deu uma canelada. Mas repito: o presidente jamais autorizaria qualquer coisa nesse sentido.

    William Bonner: Candidato, o senhor ainda teria 30 segundos para complementar a sua resposta. O senhor abre mão deles?

    Jair Bolsonaro: Não, eu posso complementar. Quando você fala em Constituição, em uma constituinte, não podemos admitir isso, até porque não teríamos autoridade para tal. Vamos manter e seremos escravos da nossa Constituição. Algumas propostas pontuais, sim, poderemos propor como, por exemplo, a redução da nossa maioridade penal, que o povo que e deseja.

    William Bonner: Candidato, então agora o senhor tem mais 30 segundos para se despedir dos eleitores.

    Jair Bolsonaro: Vamos pacificar e unir o povo brasileiro, sob a bandeira verde e amarela, sob o nosso Hino Nacional, juntando todos que foram divididos no passado pela esquerda. Dessa forma podemos mais que sonhar, temos a certeza que faremos um Brasil diferente do que foi feito até o momento. Não aceitaremos o toma-lá-dá-cá, e nem imposição partidária para escolhermos o time de ministros. Será um time, aí sim, de notáveis, competentes, e com autoridade para buscar o que é o melhor para o Brasil e não para agremiações político-partidárias.

    Fontes: g1

    Previous ArticleCássio Andrade do PSB foi eleito Deputado Federal com mais de 130 mil votos
    Next Article O colunista – Porque meus olhos ardem
    Taciano Cassimiro, é jornalista, comentarista e CEO da TN Brasil TV / Foto: AP
    Taciano Cassimiro
    • Website
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram

    Jornalista MTB 3190/PA, Bacharel em Teologia, Pós-Graduações: História do Brasil, Direito Político e Eleitoral, Jornalismo Político, História da América, Ciência Política e Relações Internacionais | Pós-Graduando em Comunicação em Crises Internacionais e MBA Executivo em Gestão Estratégica de Publicidade e Propaganda | Membro do SINJOR (Sindicato dos Jornalistas do Pará) e da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas). Alagoano, de Maceió. Torcedor do CSA, Vasco da Gama e Paysandu.

    Leia Mais

    VÍDEO: Homem morre após ser atingido por barra de supino em academia

    5 de dezembro de 2025

    Trump chama imigrantes da Somália de “lixo” e diz que “país fede”

    3 de dezembro de 2025

    Torcedor do Palmeiras morre em acidente em Lima antes da final da Libertadores

    29 de novembro de 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Últimas Notícias
    Prêmio Alepa em Foco 2025: Ronie Silva integra lista de melhores deputados estaduais
    Prêmio Alepa em Foco 2025: Ronie Silva integra lista de melhores deputados estaduais

    Prêmio Alepa em Foco 2025: Ronie Silva integra lista de melhores deputados estaduais

    Rhana Mendes
    ·
    29 de dezembro de 2025
    Deputado Dirceu Ten Caten é um dos homenageados no Prêmio Alepa em Foco 2025
    Deputado Dirceu Ten Caten é um dos homenageados no Prêmio Alepa em Foco 2025

    Deputado Dirceu Ten Caten é um dos homenageados no Prêmio Alepa em Foco 2025

    Rhana Mendes
    ·
    29 de dezembro de 2025
    Partido Pró-Militar de Mianmar reivindica vitória em eleições contestadas
    Partido Pró-Militar de Mianmar reivindica vitória em eleições contestadas

    Partido Pró-Militar de Mianmar reivindica vitória em eleições contestadas

    Taciano Cassimiro
    ·
    29 de dezembro de 2025
    Escalada no Pacífico: China realiza exercícios militares ao redor de Taiwan
    Escalada no Pacífico: China realiza exercícios militares ao redor de Taiwan

    Escalada no Pacífico: China realiza exercícios militares ao redor de Taiwan

    Taciano Cassimiro
    ·
    29 de dezembro de 2025
    Deputado Adriano Coelho é eleito um dos melhores parlamentares no Prêmio Alepa em Foco 2025
    Deputado Adriado Coelho é eleito um dos melhores parlamentares do Pará no Prêmio Alepa em Foco 2025

    Deputado Adriano Coelho é eleito um dos melhores parlamentares no Prêmio Alepa em Foco 2025

    Rhana Mendes
    ·
    29 de dezembro de 2025
    Donald Trump descartou Bolsonaro por rejeição a “perdedores”, afirma ex-embaixador
    Donald Trump descartou Bolsonaro por rejeição a "perdedores", afirma ex-embaixador

    Donald Trump descartou Bolsonaro por rejeição a “perdedores”, afirma ex-embaixador

    Taciano Cassimiro
    ·
    29 de dezembro de 2025
    Prêmio Alepa em Foco 2025: Diana Belo (MDB) é homenageada como uma das melhores deputadas
    Prêmio Alepa em Foco 2025: Diana Belo (MDB) é homenageada como uma das melhores deputadas

    Prêmio Alepa em Foco 2025: Diana Belo (MDB) é homenageada como uma das melhores deputadas

    Rhana Mendes
    ·
    29 de dezembro de 2025
    Marcos do Val faz vídeo de IA com Lula, Moraes e ministros presos
    Marcos do Val faz vídeo de IA com Lula, Moraes e ministros presos

    Marcos do Val faz vídeo de IA com Lula, Moraes e ministros presos

    Rhana Mendes
    ·
    27 de dezembro de 2025
    Mandato de Wescley Tomaz reforça saúde de Novo Progresso com ambulância 4×4
    Mandato de Wescley Tomaz reforça saúde de Novo Progresso com ambulância 4x4

    Mandato de Wescley Tomaz reforça saúde de Novo Progresso com ambulância 4×4

    Rhana Mendes
    ·
    27 de dezembro de 2025
    “Seguimos firmes, com humildade, responsabilidade e compromisso”, diz Ronie Silva ao fazer balanço de 2025
    “Seguimos firmes, com humildade, responsabilidade e compromisso”, diz Ronie Silva ao fazer balanço de 2025

    “Seguimos firmes, com humildade, responsabilidade e compromisso”, diz Ronie Silva ao fazer balanço de 2025

    Rhana Mendes
    ·
    27 de dezembro de 2025
    Top 3 – Mais Lidas / JusPará
    • Liderança e Eficácia: Dra. Daniele Ribeiro celebra aniversário com conquistas na OAB/PA
      Liderança e Eficácia: Dra. Daniele Ribeiro celebra aniversário com conquistas na OAB/PA
    • Suruba em escritório de advocacia em Brasília acaba em barraco na delegacia
      Suruba em escritório de advocacia em Brasília acaba em barraco na delegacia
    • “Compromisso inabalável com a justiça”: Marizete Romio é referência na advocacia criminal do Sul e Sudeste do Pará 
      "Compromisso inabalável com a justiça": Marizete Romio é referência na advocacia criminal do Sul e Sudeste do Pará 
    Alepa Em Foco

    Prêmio Alepa em Foco 2025: Ronie Silva integra lista de melhores deputados estaduais

    By Rhana Mendes29 de dezembro de 2025

    O deputado estadual Ronie Silva (MDB) está entre os homenageados da 7ª Edição do Prêmio…

    Deputado Dirceu Ten Caten é um dos homenageados no Prêmio Alepa em Foco 2025

    By Rhana Mendes29 de dezembro de 2025

    O deputado estadual Dirceu Ten Caten (PT) está entre os homenageados da 7ª edição do…

    Deputado Adriano Coelho é eleito um dos melhores parlamentares no Prêmio Alepa em Foco 2025

    By Rhana Mendes29 de dezembro de 2025

    O deputado estadual Adriano Coelho (PDT) está entre os homenageados da 7ª edição do Prêmio…

    JusPará

    Liderança e Eficácia: Dra. Daniele Ribeiro celebra aniversário com conquistas na OAB/PA

    By Taciano Cassimiro27 de dezembro de 2025

    Neste 27 de dezembro, a advocacia paraense parabeniza a advogada Dra. Daniele…

    Suruba em escritório de advocacia em Brasília acaba em barraco na delegacia

    By Taciano Cassimiro24 de dezembro de 2025

    Via @metropoles | Uma noite que prometia ser de puro prazer, regada a…

    “Compromisso inabalável com a justiça”: Marizete Romio é referência na advocacia criminal do Sul e Sudeste do Pará 

    By Rhana Mendes24 de dezembro de 2025

    O Portal Amazônia Sul reconheceu, em 2025, a advogada Marizete Romio como a…

    China "O Império do Meio"
    “Um momento único para o Pará”, destaca secretário Adler Silveira na COP30
    By Rhana Mendes12 de novembro de 2025

    O jornalista Taciano Cassimiro, da TN Brasil TV, entrevistou o Secretário de Infraestrutura e Logística…

    A China é Capitalista?

    28 de janeiro de 2025

    Líder chinês Xi Jinping reúne-se com primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez

    9 de setembro de 2024

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Mais Lidas
    • Deputado Iran Lima é Top 3: Se as eleições fossem hoje, seria reeleitoDeputado Iran Lima é Top 3: Se as eleições fossem… by Rhana Mendes
    • TN Brasil TV - Outro Ponto de VistaTN Brasil TV – Outro Ponto de Vista by Taciano Cassimiro
    • Lauro Hoffmann alcança 95,92% de aprovação e é o 2º melhor gestor do Pará no Ranking DoxaLauro Hoffmann alcança 95,92% de aprovação e é o 2º… by Rhana Mendes
    • Prêmio Alepa Em Foco 2025: Zeca Pirão (MDB) é o campeão na Região Metropolitana de BelémPrêmio Alepa Em Foco 2025: Zeca Pirão (MDB) é o… by Taciano Cassimiro
    • ASSISTA: Mulher invade motel e bate na amante do maridoASSISTA: Mulher invade motel e bate na amante do marido by TN BRASIL TV
    • Aprovação de Lauro Hoffmann atinge 90% e consolida Andreia Siqueira com 19% para federal em 2026Aprovação de Lauro Hoffmann atinge 90% e consolida… by Taciano Cassimiro
    • DOXA: Pio X Júnior conquista 3º lugar no ranking de melhores gestores do Pará em 2025DOXA: Pio X Júnior conquista 3º lugar no ranking de… by Rhana Mendes
    • Deputado Erick Monteiro recebe título de Cidadão TauaenseDeputado Erick Monteiro recebe título de Cidadão Tauaense by TN BRASIL TV
    • Avaliação de governo: Em Irituia Pio X Júnior fecha 2025 com 92% de aprovação de seu governoAvaliação de governo: Em Irituia Pio X Júnior fecha… by TN BRASIL TV
    • Com 96,21% de aprovação, Eduardo Pio X lidera ranking das 'Melhores Gestões de Prefeitos de 2025'Com 96,21% de aprovação, Eduardo Pio X lidera… by Rhana Mendes

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn
    • Página Inicial
    • Faça Sua Doação
    Colabore por um mundo melhor informado. Se utilizar nossos conteúdos cite a fonte!

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.