Comissão da Alepa debate ações de prevenção às drogas

0
Comissão da Alepa debate ações de prevenção às drogas

Com a abordagem “Perspectivas e Desafios da Nova Lei Nacional sobre Drogas n° 13.840/2019″ e por meio da Comissão Permanente de Prevenção às Drogas (Copred), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou na manhã desta quinta-feira (05), no plenário Newton Miranda, uma Sessão Especial em favor da 2ª Semana da Juventude na Alepa. A solenidade foi solicitada pelo deputado Fábio Freitas, presidente da Comissão Permanente de Prevenção às Drogas (Copred) da Alepa.

O evento é alusivo ao Dia Estadual da Juventude no Pará, que aconteceu no dia 04 de novembro. A Sessão visa fortalecer canais de diálogos com os poderes no âmbito estadual para discutir, propor e monitorar políticas, programas e projetos que respondam às necessidades da sociedade.

Neste ano em especial, a discussão da nova Lei Nacional de drogas e o trabalho de prevenção às drogas nas escolas, com o apoio do esporte e lazer, é tratada como fator transformador do ser humano.

Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

Os trabalhos foram conduzidos pelo autor da sessão, deputado Fábio Freitas, que apresentou um vídeo dos serviços ofertados pela Copred em todas as regiões do Estado.

De 2019 até o momento, a Comissão alcançou 200 mil pessoas. “Estamos pela Comissão Permanente de Prevenção às Drogas (Copred), na segunda semana da juventude, queremos tirar esses jovens do mundo das drogas. Nosso trabalho é de conscientização, onde mostramos que outros caminhos são possíveis. Educação, curso profissionalizante e esporte são essenciais para a libertação de pessoas que precisam deixar as drogas”, falou o deputado.

Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

O grupo de Teatro da Comunidade Terapêutica da Fazenda Embrião de Castanhal fez uma encenação sobre os efeitos das drogas na vida de uma pessoa.

Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

Thyago Ribeiro da Silva, 17 anos, aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Pádua Costa, em Santa Barbará do Pará, disse que ” Na juventude há descobertas, temos que ter cabeça para não fazer parte do mundo das drogas. É preciso concentrar no que é certo, mas infelizmente muitos jovens vão para outra direção. Conheço e já perdi amigos para as drogas, recentemente, mais um se foi. Outro amigo precisou ir embora para outra cidade”, disse.

Ele ainda completou: “Nossos representantes devem pensar em mais ações para os jovens. Na minha cidade existe uma biblioteca pública, mas precisamos de mais acesso em atividades que nos ajudem a não fazer parte do mundo das drogas”, reiterou ele, que mora com os pais e mais três irmãos.

Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

Integrante da bancada feminina na Alepa, a deputada Heloísa Guimarães falou que ” Temos que apoiar quem pede ajuda e cabe a nós, como parte do Poder Público, mudar as leis e aperfeiçoá-las. Não cabe a nós o julgamento, mas sim, a colaboração em políticas públicas para que os jovens saiam do mundo das drogas”, disse.

“A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Luíza da Costa Rêgo, no Bengui, é uma referência para a comunidade, existe há 37 anos. Temos jovens com muita vontade de resgate social. Buscamos orientar nossos alunos, temos que mostrar a juventude que existe saída do mundo das drogas. É preciso transformar. A dificuldade que nossos jovens têm é a ascensão social, eles sonham com a qualificação profissional, mas os desafios são enormes. Educação é um instrumento de libertação social”, disse José Pereira, professor há quase 30 anos e vice-diretor da Escola. A Instituição educacional possui 1.338 alunos.

Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

O Secretário Nacional de Cuidados e prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, José Quirino Júnior, destacou que o enfrentamento às drogas precisa ser realizado em várias frentes de trabalho. “Precisamos ter ação na repressão do narcotráfico, na recuperação das pessoas que infelizmente foram para o caminho errado e, por conta disso, temos no Brasil uma nova normativa em relação à prevenção ás drogas”, disse ele. “O Governo Federal trabalhou para a aprovação dessa Lei, 13.840/2019, na qual busca o endurecimento maior do combate ao narcotráfico, em especial ao que está ligado ao crime organizado. A Lei coloca também possiblidades de termos ações mais contundentes na área de prevenção de drogas”, finalizou.

Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

“Os resultados efetivos conseguiremos juntos. Não posso deixar de parabenizar essa Casa, que tem feito um trabalho com responsabilidade. É muito bonito ver como o deputado Fábio Freitas fala da história de sua vida, é uma história de coragem, superação. Vivemos numa cidade onde grande parte das famílias são chefiadas por mulheres e muitas delas, abandonadas pelos seus cônjuges. Sabemos como é dolorosa a jornada de seus filhos na luta pela recuperação dentro de um centro de reabilitação. Como jornalista tive a oportunidade de, ao longo de 15 anos, ir à centros de recuperação. O problema é grave, ele adoece as famílias, o tecido social. Jovens, tenham força, vamos conseguir escrever uma nova história com o trabalho desta Casa, do governo do Estado”, disse a representante do Governo do Estado do Pará, Úrsula Vidal, Secretária de Estado de Cultura.

Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

Sobre a Copred – A Comissão desenvolve atividades em várias regiões do Pará. Palestras informativas sobre os malefícios do uso de drogas são apresentadas ao público. Ao todo o trabalho de prevenção já alcançou mais de 60 municípios, levando informações educativas sobre o esclarecimento dos malefícios do uso de substâncias entorpecentes, percorrendo todas as regiões, visitando escolas, centros, igrejas, ginásios, câmaras municipais, dentre os quais o Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão.

Ao final da sessão, 45 pessoas foram homenageadas por serviços prestados.

Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

A programação da Copred, durante o Dia Estadual da Juventude no Pará, vai até do dia 08/11.

Programação:

Dia 06/11

Campeonato de Futebol “Esporte e Educação: Unidos contra às Drogas”, de 8 às 18h, no Complexo do Mangueirão – Com Campeonato de Futebol Masculino e Feminino para os alunos da Rede Estadual de Ensino.

Dia 07/11

Debate de Pais, Mestres e Alunos sob o tema “A Escola como protagonista no trabalho de Prevenção às Drogas”, de 8 às 12h, na E. E. E. M. Pedro Amazonas Pedroso.

Dia 08/11

Carreata das Famílias contra às Drogas, a partir das 13h, com concentração ao lado do Terminal Rodoviário na Av. Cipriano Santos e chegada no Espaço Náutico na Avenida Bernardo Sayão e às 15h no Espaço Náutico será realizada a ExpoJovem 2020 na modalidade Drive-in com shows, diversas apresentações culturais e esportivas. Encerramento com exibição do filme Pantera Negra Acesso: 1kg de alimento não-perecível.

Fonte: Alepa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here