O presidente Nayibe Bukele, de El Salvador, recebeu o embaixador russo na República da Nicarágua, Alexander Khokholikov, o ato de Bukele é um gesto de estadismo, e também um aceno ao mundo, deixando claro que o país da América Central, com mais de 6 milhões de habitantes é um país soberano.
Em seu Twitter, Nayibe Bukele destacou que estreitará relações com a Rússia, a postura de Bukele é um ingrediente novo na geopolítica internacional sempre polarizada entre Estados Unidos, Rússia e agora China, e que preocupa os americanos que passa a ter os russos afinados com um governo que para o Washigton cometeu ato golpista.
Em 2 de maio o Congresso Salvadorenho destituiu a Câmara Constitucional do Supremo Tribunal de Justiça e o procurador-geral. A imprensa e a oposição política à Bukele classificaram os atos como “golpe de Estado”.
O embaixador russo Alexander Khokholikov:
“É uma honra para mim encontrar um presidente muito popular, não só em seu país ou na região. Quero estreitar os laços com El Salvador em todas as áreas, desde a política até a comercial ”.
Presidente Nayibe Bukele fala em potencializar relações com a Rússia:
“Estamos muito entusiasmados em poder estreitar o relacionamento com a Rússia. Estamos enfrentando um mundo com novos desafios e oportunidades e queremos aproveitar essas oportunidades. Reconhecemos a relevância da Rússia no mundo e queremos ser seus amigos ”.
Veja mais:
- Com Nayib Bukele El Salvador está construindo uma nova história
- Rodrigo Pacheco diz que não cumprirá decisão judicial por ser ILEGAL
- Jornalista da BBC Aung Thura continua desaparecido em Myanmar
- Ruben Flores candidato a deputado federal em El Salvador volta a ser entrevistado por Taciano Cassimiro