Centenas de manifestantes se reuniram em Bangladesh para exigir responsabilização depois que um caça da força aérea caiu em uma escola em Dhaka, matando 31 pessoas, incluindo 25 estudantes.
As crianças, muitas com menos de 12 anos, estavam prestes a voltar para casa depois das aulas na segunda-feira quando o jato da Força Aérea de Bangladesh caiu na escola e pegou fogo. Os militares disseram que o avião sofreu uma falha mecânica.
Alunos da escola e de outras faculdades próximas protestaram enquanto dois funcionários do governo visitavam o local do acidente na terça-feira, exigindo um número exato de mortos e gritando: “Por que nossos irmãos morreram? Exigimos respostas!“
Em outras partes da capital, centenas de estudantes protestando, alguns deles brandindo pedaços de pau, invadiram o portão principal da secretaria do governo federal, exigindo a renúncia do conselheiro educacional, de acordo com imagens da TV local.
Os estudantes que protestavam exigiam que os mortos e feridos fossem identificados, indenização para as famílias, o descomissionamento do que eles disseram serem jatos velhos e arriscados, e uma mudança nos procedimentos de treinamento da força aérea.
A polícia disparou gás lacrimogêneo e usou granadas sonoras para dispersar a multidão, deixando cerca de 80 estudantes feridos, informou a Jamuna TV, uma emissora de Bangladesh.
O vice-comissário da Polícia Metropolitana de Dhaka, Talebur Rahman, disse que não tinha informações sobre o número de feridos, informou a agência de notícias Reuters.
Os estudantes têm várias reivindicações, disse Tanvir Chowdhury, da Al Jazeera, no local do acidente na Milestone School and College.
“Eles estão pedindo ao governo que liste com precisão os nomes das pessoas que morreram e também dos feridos; eles querem um número exato – o número de pessoas que estão no hospital. Eles também querem indenização e um pedido público de desculpas”, disse Chowdhury.
“Eles também querem que a força aérea abandone as aeronaves antigas e mude seus procedimentos de treinamento.”
Fonte: Agências de Notícias