Inglês lidera de ponta a ponta, e holandês supera Bottas na largada para terminar em segundo; hexacampeão quebra recorde de pódios na história da Fórmula 1, com 156
Com uma performance dominante, Lewis Hamilton venceu de ponta a ponta neste domingo o GP da Espanha. Durante toda a prova, o inglês controlou sem problemas a diferença para Max Verstappen, que passou Valtteri Bottas na largada e terminou em segundo. Hamilton passou a ter 37 pontos de vantagem sobre o piloto da RBR na liderança do campeonato. Autor da melhor volta, Bottas levou um ponto extra e está em terceiro na tabela, a seis pontos de Max.
Com a quinta vitória no circuito de Barcelona, Hamilton chegou ao 88º triunfo na Fórmula 1 e ficou a apenas três de igualar o recorde de Michael Schumacher. O inglês ainda subiu ao pódio pela 156ª vez na categoria, derrubando a marca histórica do alemão.
A Racing Point levou seus dois pilotos ao quarto e quinto lugares. Sergio Pérez, que voltou a correr depois do afastamento por testar positivo para coronavírus, cruzou a linha de chegada em quarto, mas, punido por ignorar as bandeiras azuis enquanto retardatário, foi classificado atrás do companheiro de equipe Lance Stroll.
Completaram a zona de pontuação da sexta à décima colocações, respectivamente, Carlos Sainz Jr. (McLaren), Sebastian Vettel (Ferrari), Alexander Albon (RBR), Pierre Gasly (AlphaTauri) e Lando Norris (McLaren). A prova teve apenas um abandono, de Charles Leclerc, que rodou após o motor cortar de repente na chicane.
Resultado da prova
Resultado final do GP da Espanha de Fórmula 1 — Foto: Reprodução/FOM
Protesto antirracista
Mais uma vez, a Fórmula 1 organizou um protesto antirracista antes da largada. Dos 20 pilotos, sete não se ajoelharam para fazer o símbolo contra o racismo: Max Verstappen, Charles Leclerc, Kimi Raikkonen, Daniil Kvyat, Carlos Sainz Jr., Antonio Giovinazzi, e Kevin Magnussen.
O pódio
Verstappen, Hamilton e Bottas no pódio de Barcelona — Foto: Getty Images
HAMILTON: “Estou muito feliz. Fomos muito bem na pista e acertamos a estratégia. Gostaria de agradecer a todos na fábrica e dizer olá para quem estiver vendo de casa nesses tempos difíceis. Mantenham-se seguros e usem máscaras.”
VERSTAPPEN: “Poder separar as Mercedes é bom para nós. Muito feliz com o segundo lugar.”
BOTTAS: “Para mim, o momento chave foi a largada. Depois disso foi complicado. Todos sabem o quão difícil é ultrapassar aqui. Não tenho certeza do que aconteceu, mas o Lewis largou bem e os caras atrás de mim pegaram o vácuo.”
O que você precisa saber?
– Hamilton venceu pela 88ª vez na F1 e alcançou seu 156º pódio, um recorde.
– Inglês marcou pontos pela 39ª corrida consecutiva, outro recorde.
– Vettel voltou a marcar pontos depois de duas corridas e foi eleito o Piloto do Dia no site da F1.
– Kimi Raikkonen atingiu o recorde de quilometragem na história da F1.
Largada
Largada do GP da Espanha de 2020, em Barcelona — Foto: Getty Images
Hamilton largou bem e manteve a liderança, com Verstappen pulando para segundo, à frente de Stroll. Bottas largou mal e caiu para quarto, com Pérez e Albon a seguir. Não houve incidentes no começo.
Hamilton controla Verstappen, vence e fica a três vitórias de igualar Schumacher