O Hospital Geral de Tailândia (HGT) adere ao movimento nacional do “Novembro Azul” para alertar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce e ações preventivas para reduzir o número de casos câncer da próstata, que é a segunda maior causa de morte (por câncer) em homens, no Brasil. A programação tem início amanhã, 14, de 8h às 11h, no pátio de HGT, e se estenderá até o final do mês.
Nesse período será realizado o agendamento de 120 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata. Essa cota de exame será realizado, gradativamente, no HGT, até final do mês, para homens a partir dos 45 anos. Haverá ainda, orientações nutricionais, teste de glicemia, verificação de Pressão Arterial (PA), além de distribuição de material educativo sobre prevenção e saúde integral do sexo masculino, como folders, panfletos, banner e faixas.
A ação de educação em saúde fará referência ainda ao Dia Mundial do Diabetes, lembrado nesta quarta-feira, 14, em combate às doenças associadas como obesidade e hipertensão. O evento está sendo organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com apoio dos demais colaboradores e parceria dos estagiários do curso de técnico em enfermagem da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará – EETEPA.
Dados – Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer da próstata é considerado uma patologia da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. A estimativa é que mais de 68 mil novos casos da doença podem surgir este ano.
Ano passado, surgiram cerca de mil novos casos de câncer da próstata no Pará, que
é a terceira principal causa de óbitos por este tumor no Estado, com mais 1.500 mil mortes entre 2010 a 2015.
Sintomas– Considerada uma doação assintomática (sem sintomas) na fase inicial. Mas com o agravo da doença, os sintomas mais comuns são: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Hábitos– A alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. São responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.
Por isso, a conduta mais acertada é o consumo de alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas.
Serviço:
Com 51 leitos, o HGT oferece assistência de média complexidade para cerca de 240 mil habitantes da mesorregião do nordeste paraense. O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.
Fonte: HGT