Hydro anuncia a suspensão do contrato de 80 funcionários em Paragominas, PA

0
Decisão surgiu por causa do embargo parcial da mineradora depois da acusação de que a empresa teria contaminado rios e florestas no Pará.

A empresa Hydro Alunorte anunciou que a partir de sexta-feira (20) a Mineradora Paragominas, no sudeste do Pará, vai suspender os contratos de trabalho de 80 empregados por até 5 meses. Nas próximas semanas também deve ser reduzido em mais de 170 o número de trabalhadores terceirizados.

A decisão surgiu por causa do embargo parcial da empresa depois da acusação de que teria contaminado rios e florestas em Barcarena. Com a paralisação parcial das atividades em Barcarena, a mineradora em Paragominas está trabalhando somente com a metade da sua capacidade.

A Hydro ressalta que a suspensão temporária do contrato de trabalho respeita o acordo coletivo com os empregados.

Contaminação

O acidente aconteceu nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2018, quando resíduos da bauxita vazaram da Hydro Alunorte para o meio ambiente após fortes chuvas em Barcarena. Após uma vistoria com a presença da procuradoria do Ministério Público, foi identificada uma tubulação clandestina que saída da refinaria e despejava rejeitosque contaminaram o solo da floresta e rios das localidades próximas. Ainda foram encontradas outras duas tubulações ilegais que tinham a mesma finalidade.

A empresa recebeu sanções da Justiça que determinaram a redução de sua produção em 50% até que sejam resolvidos os problemas das comunidades atingidas pela contaminação e sejam resolvidos os problemas para a captação dos rejeitos das bacias durante as fortes chuvas que caem regularmente na região, além de ter condenado a empresa a pagar R$ 150 milhões por danos ambientes.

O Instituto Evandro Chagas realizou coletas de solo e água nas comunidades que ficam ao redor da Hydro e, após análise em laboratório, foi constatado alteração nos elementos químicos presentes no solo, além da presença de metais pesados e cancerígenos como chumbo. A Hydro encomendou um estudo que refutou as análises do IEC e negou que houve contaminação.

Curta nossa página no Facebook!

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here