O Legado de Paulo Freire

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O Legado de Paulo Freire
Foto: Reprodução/Nova Escola

Estou há quase dois dias discutindo com pessoas nas redes sociais que, de uma hora pra outra, quando nunca tinham ouvido falar, são expertise em Paulo Freire. O mais incrível é que estamos discutindo com pessoas que não leem, não se informam, não têm a menor ideia do que esse homem incrível fez.

Desde sempre se dedicou a ensinar a língua portuguesa, mas ao ver que no interior do NE muitos adultos que trabalhavam na agricultura não sabiam ler ou escrever. Criou um método inovador de aprendizagem que usava o dia a dia daquelas pessoas, palavras que elas conheciam. Em 1962 foi usado pela primeira vez o método criado por ele, em Angicos/RN, ficou conhecido como 40 Dias de Angicos.

Obviamente que os latifundiários não viram isso com bons olhos, pois o projeto não consistia em apenas ensinar a ler e escrever, mas tb ensinar a pensar, o que pra eles era coisa de comunista.

Logo após o golpe militar foi preso, ficou 70 dias preso e quando solto se exilou no Chile. Lá trabalhou com educação de adultos num projeto de reforma agrária. Depois foi professor em Harvard, conselheiro de educação em Genebra, Suíça, recebeu 41 títulos honoris causa, reconhecido mundialmente, com escolas que levam seu nome, inclusive EUA.

De volta ao Brasil se instalou em São Paulo, dando muitas contribuições para a educação que nem preciso citar. Sem contar os livros, inúmeros livros que ajudaram muitos professores pelo mundo. Mas, por incrível que pareça, no Brasil as escolas preferem usar métodos de educadores europeus e os métodos dele são pouco usados por aqui.

Aí, o povinho, influenciado por quem não lê nem bula de remédio, acho que nem placa de estrada, vem falar que a educação no Brasil é péssima por causa dele. E a gente tem que explicar que é justamente o contrário, é péssima por FALTA de usarem seus métodos pedagógicos.

Por tudo isso a gente percebe que as coisas por aqui estão piores do que parece, quando vemos pessoas xingando um educador que se importava com o povo, que achava que o povo precisava não só ler e escrever, mas pensar, achava que o aluno deveria ser um aprendiz ativo, não apenas um detentor dos ensinamentos do professor, numa troca de conhecimento.

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” . Paulo Freire

OBS. Estamos buscando o nome do autor do texto para os devidos créditos.

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