O PSDB em Tailândia, lideranças, dilemas e seu futuro político – em 2024 lança para Prefeito (a)?

0
O PSDB em Tailândia, lideranças, dilemas e seu futuro político - em 2024 lança para Prefeito (a)?
PSDB em Tailândia vive seus dilemas que não muito diferentes da sigla em cenário nacional / Imagem: TN BRASIL TV

PSDB é a sigla para “Partido da Social Democracia Brasileira“, para a direita um partido de esquerda, e para esquerda um partido de direita, mas o próprio se considere entre aspas oficialmente como sendo de “Centro”. Políticos de direita na fé que os tucanos sejam de esquerda o chamam de “esquerda caviar“.

Em Tailândia o PSDB tem como presidente a dona Maria Izabel Pereira Neto, mãe da ex-vereadora Jakeline Neto. Sem experiência política e sem os traquejos que a vivência partidária exige, pouco pode ajudar o partido a ganhar projeção, mesmo sendo ela uma mulher honrada. Mas política é política.

Lideranças

Jakeline Neto: Em 2020 disputou as eleições na chapa com Alemão da Cerâmica na condição de candidata a vice-prefeita. Para muitos um erro de cálculo, pois sua reeleição para vereadora era dada como certa. Sem mandato, sem a vitória nas eleições ela ficou sem palanque e sem projeção, embora tenha conseguido ser a mais votada em Tailândia para deputada federal em 2022 com 6.164 votos, votação um tanto esperada por ser candidata doméstica.

A ex-vereadora anseia ser Prefeita de Tailândia, mas a tarefa não é coisa fácil, pois entrar na disputa contra o indicado do atual prefeito, alguns hoje apostando que será Lauro Hoffmann, do MDB, mais o Alemão da Cerâmica que é o único fora do ciclo do mandatário que dispõe de estrutura para o pleito, vai requerer que Jakeline Neto faça o que até agora não conseguiu – financiamento, sólida base política (líderes de partido e cabos eleitorais populares), articulação política dentro e fora de Tay City e uma boa estratégia e estrutura midiática ( media training e imprensa).

O outro líder do PSDB em Tailândia é um homem de fé, e por essa razão mudarei a linguagem para teológica, histórica e espiritual:

Pastor Nilviano Santos, respeitado, elogiado e bem quisto por seus pares de parlamento por ser um homem sério. Entretanto, até o momento não conseguiu, assim como os vereadores eleitos desde 2016 desempenhar um mandato assertivo com representatividade, fiscalização e abertura ou chamamento para o diálogo com a comunidade no que se refere as demandas municipais.

Nilviano, ainda que tenha no coração o chamado para o ministério, foi parar na política. Isso, não pode ser entendido como obra do acaso, e sim como o agir da PROVIDÊNCIA, que sabe ser ele capaz de promover na política o que o cristianismo em sua essência apregoa – justiça, fraternidade e conquistas que atendem as necessidades, principalmente dos menos favorecidos.

Talvez, o mesmo (Nilviano Santos) se pergunte, por qual razão se tornou vereador nesse contexto tão nebuloso?

Aqui, a providência nos leva para dois momentos da história, para Inglaterra dos séculos XVIII e XIX com William Wilberfoce, convertido ao cristianismo, deputado e líder do movimento abolicionista do tráfico negreiro, dedicou sua vida contra as injustiças e crueldades. E graças aos seus esforços o tráfico negreiro foi abolido nos navios e no Império Britânico.

E para a Holanda dos séculos XIX e XX com Abraham Kuyper, político, ministro do evangelho, jornalista e primeiro-ministro, e dele foi dito  quando do seu 70º aniversário “A história da Holanda na igreja, no Estado, na imprensa, na escola e nas ciências dos últimos quarenta anos, não pode ser escrita sem a menção de seu nome em quase todas as páginas, pois durante este período a biografia do dr. Kuyper é, numa extensão considerável, a história da Holanda“.

Usei os dois exemplos acima para dizer que os tais exerceram mandatos em períodos nebulosos, contraditórios, injustos, cruéis, com parlamentos em diversos momentos atendendo os interesses dos opressores. Porém, conseguiram nesse ambiente hostil derrubar barreiras, promover a justiça e as características distintivas do Reino de Deus, deixando para a nação, para a igreja, para a imprensa, para a política e para o mundo legados profundos, mesmo tendo eles surgido de lugares tão aparentemente simples.

Dilemas do PSDB de Tailândia (?)

O PSDB é hoje um partido nanico, fraco, as própria urnas mostram o quanto a sigla se apequenou, perdeu protagonismo. O partido terá forças suficiente para lançar candidatura própria para prefeito de Tailândia em 2024? Conseguirá o PSDB se reagrupar e lançar 14 candidatos à vereança com reais condições de êxito? Isso dependerá e muito das atuais lideranças que hoje controlam o partido.

Recadinho do coração, política se faz com ações e não com blá blá blá. Não se faz com promessas que até o santo duvida. Política de êxito se faz com os pés no chão, muito trabalho, organização, sabedoria, força, humildade, e o PSDB precisa compreender essa VERDADE ABSOLUTA DA POLÍTICA.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here