A pesquisa que traça o perfil da “Magistratura Latino-Americana” indica que 50% dos magistrados no Brasil afirmaram ter sofrido ameaça à vida e a integridade física. 1.573 juízes de 16 países foram consultados.
O levantamento também aponta, 20% dos magistrados brasileiros se sentem totalmente seguros, enquanto 15% se consideram totalmente inseguros.
Os dados foram divulgados pelo Centro de Pesquisas Judiciais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e a Federação Latino-Americana de Magistrados (Flam).
“O Poder Judiciário tem enfrentado violações em muitas nações latino-americanas”, explica a juíza Caroline Tauk, integrante do Centro de Pesquisas da AMB.
O que fazer para melhorar a segurança?
Para reforçar a segurança, 47% dos entrevistados sugerem a efetivação de colegiados para a análise de crimes mais graves. Outras providências seriam a blindagem dos veículos oficiais, a escolta pessoal, a alteração do horário de trabalho e a mudança de localização dos fóruns para zonas centrais.
Com informações AGEPOLJUS