Prédio de sete andares desaba em Fortaleza; duas pessoas morrem

0
 

Um edifício residencial de sete andares desabou em Fortaleza, Ceará, na manhã desta terça-feira, 15. O prédio ficava na esquina da rua Tibúrcio Cavalcante com a Tomás Acioli, no bairro Dionísio Torrres. O Corpo de Bombeiros resgatou nove pessoas dos escombros. Por volta das 14h, o canal GloboNews informou que a corporação confirmou a segunda morte.

Outras sete pessoas foram encontradas com vida e estão sendo atendidas pelo Samu (serviço móvel de emergência). Dez pessoas que estariam no prédio, segundo relatos de familiares, ainda não foram encontradas. Ainda não há informação se o desabamento foi causado por falha estrutural.

O resgate conta com o apoio de cães farejadores. Os bombeiros já conseguem manter comunicação visual com duas vítimas com vida. Elas ainda não foram retiradas dos escombros porque há risco de um novo colapso na estrutura do edifício. As equipes de resgate e as famílias se comunicam com algumas pessoas nos escombros por telefones celulares.

Ainda não há a confirmação sobre a identidade da pessoa que morreu. A estimativa dos bombeiros é de que há entre dez a quinze pessoas presas nos escombros. O edifício era aparentemente antigo. Imagens divulgadas pela TV Globo mostram as colunas de sustentação da garagem deterioradas. Veja como o prédio era antes do desabamento:

Imagem de Google Maps do edifício que desabou em Fortaleza (Google Maps/Reprodução)

A dona de um estabelecimento comercial que funciona a cerca de 100 metros do edifício afirmou que ouviu um barulho muito grande, “tipo uma explosão”. “Eu saí correndo quando vi a nuvem de poeira chegando até aqui, na loja. Saí na calçada e não vi quase nada, só algumas pessoas correndo em meio à nuvem de poeira”, afirmou a comerciante.

“Achamos que se tratava de uma batida de carro. Só que o barulho foi aumentando e aí veio a nuvem de poeira. Fechamos as portas e ficamos dentro da loja porque demoramos a entender o que tinha acontecido. Não dava para ver nada, só alguns destroços espalhados pela rua. Quando saímos na calçada, já tinha muita gente chorando. Um desespero”, relatou o recepcionista de uma Pet Shop que funciona na calçada do edifício.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou pelas redes sociais que cancelou toda a agenda desta terça-feira e está “retornando imediatamente para Fortaleza para acompanhar a operação de resgate”. “Determinei o uso de toda a força operacional dos Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Defesa Civil e todos os órgãos estaduais que possam auxiliar no socorro às vítimas”, afirmou.

A Câmara Municipal de Fortaleza encerrou a sessão ordinária desta terça em solidariedade às vítimas do desabamento. O presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), declarou que encerraria a sessão em “solidariedade e respeito, a fim de prestarmos nosso apoio e buscarmos mais informações sobre o fato”.

“Vamos acompanhar junto à prefeitura o trabalho dos bombeiros e forças da Defesa Civil que atuam no local”, disse o deputado federal Domingos Neto (PSD-CE) por meio do Twitter. O Fortaleza, um dos grandes clubes da capital, fez um post nas redes sociais afirmando que está “na torcida para um desfecho positivo”.

Fonte: Veja

Deixe seu Comentário com o FACEBOOK:

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here