Prefeito Edmilson Rodrigues debate Amazônia e COP-30 com Frente Nacional dos Prefeitos e instituto WRI

1
Prefeito Edmilson Rodrigues debate Amazônia e COP-30 com Frente Nacional dos Prefeitos e instituto WRI
Imagem: Marcos Barbosa/Comus

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, reuniu na tarde de segunda-feira, 6, de forma on-line, com representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do instituto WRI Brasil, que fazem parte do programa Cities4Forests, para tratar da iniciativa Lideranças pela Amazônia Urbana e debater os resultados de um encontro em Belém, no ano passado, e também da Conferência do Clima da ONU (COP-30).

Durante a reunião, foi apresentado um estudo com o resumo do encontro realizado em julho de 2022, em Belém, com prefeitos e representantes de cidades do Estado do Pará como Belém, Abaetetuba e Barcarena. O encontro debateu, de forma técnica, o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O prefeito Edmilson Rodrigues destacou, a importância desse olhar para a Amazônia e citou demandas da região. “Temos necessidade de pensar políticas de desenvolvimento urbano, urge ressuscitar o estatuto de cada cidade, especialmente o da metrópole. Para pensar palcos locais e articulá-los num esforço mais amplo de planejamento e verificar quais são as especificidades das cidades”, comentou.

O gestor municipal também lembrou que Belém é a candidata do Brasil a sediar a COP-30, em 2025, e propôs um encontro com a FNP e WRI Brasil (organização sem fins lucrativos que atua no estudo e defesa do meio ambiente) como preparação para a conferência. “É uma perspectiva regional, para pensar uma forma de desenvolvimento amazônida. Com base nessa síntese, temos que fazer um evento, no espírito da COP, que envolva mais a Frente Nacional dos Prefeitos”, ressaltou Edmilson Rodrigues.

Ainda durante a reunião, os representantes da WRI Brasil convidaram o prefeito Edmilson Rodrigues para participar, como representante da FNP e da WRI, de um evento nos Estados Unidos, no final do mês de abril próximo, para tratar da Amazônia e de Belém.

Texto: Agência Belém

Leia mais no site:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here