Presidente de El Salvador não devolverá aos EUA imigrante deportado por engano

0
Presidente de El Salvador não devolverá aos EUA imigrante deportado por engano
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, em encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump / Reprodução/White House

Na segunda-feira (14), o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, afirmou em encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, que não aceitará devolver aos Estados Unidos o imigrante Kilmar Abrego Garcia, deportado por engano.

Apesar de ter autorização de trabalho nos EUA, Abrego foi acusado de ligação com a gangue MS-13 e deportado em março. A Suprema Corte dos EUA ordenou que o governo facilitasse o retorno do imigrante, reconhecendo o erro. No entanto, Bukele alegou que não tem autoridade para “traficar” alguém de volta ao território americano, ironizando a contradição nas acusações feitas pelo próprio governo dos EUA.

A defesa de Abrego contesta as alegações de envolvimento com a gangue e ressalta a ausência de provas. O tribunal de apelações dos EUA também rejeitou o pedido do governo para suspender a ordem de retorno.

O imigrante encontra-se atualmente no Centro de Confinamento do Terrorismo em El Salvador, mesmo após já ter recebido proteção contra deportação de um juiz de imigração. A situação gerou protestos em frente à Casa Branca, incluindo a presença da esposa de Abrego, cidadã americana, enquanto Trump reagiu com insultos a jornalistas que o pressionaram sobre o caso.