Em comemoração aos 112 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Igreja Mãe-, que aconteceu em 18 de junho de 1911, em Belém do Pará, por iniciativa dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou, na manhã desta segunda-feira (12), uma Sessão Solene em homenagem à sua instauração. A solenidade atende a uma solicitação do deputado federal, Raimundo Santos.
O presidente da Alepa, deputado Chicão abriu os trabalhos dizendo que a homenagem é justa devido os trabalhos que a igreja realiza em todo o Estado. “Essa sessão é pelo reconhecimento de tudo que a igreja faz. É reservado uma data especial para as comemorações do aniversário da igreja Assembleia de Deus em Belém. Fico muito alegre por participar sempre desse momento. Através dessa solenidade, o Poder Legislativo ajuda a história da igreja que é muito interessante. São 112 anos de atividade cristã e social, temos sempre que confraternizar, festejar”, declarou ele.
O deputado Chicão destacou a ação social que a igreja faz no Marajó. “Esse olhar social é muito importante, fazer pelas pessoas é um ato de amor. A Alepa discute com o Tribunal de Contas do Município (TCM-PA) uma parceria para melhorarmos o trabalho da educação na região. Temos uma proposta para que a educação daquela localidade tenha saldos mais positivos. Mais uma vez parabenizo a igreja Assembleia de Deus pelo trabalho que pratica em todo o Pará”, finalizou.
Após a fala do presidente, o grupo musical, As Belemitas, da igreja Templo Central, entoaram um hino de louvor. Em seguida foi apresentado um vídeo institucional sobre as comemorações de aniversário da igreja. O Coral e Orquestra, mais antigo das Assembleias de Deus no Brasil, fundado em 1926 e 1936, respectivamente, também se apresentaram. A Missão com Crianças encenou a chegada dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg. As apresentações seguiram com o Grupo de Mulheres e de Homens.
Em seu discurso, o deputado federal, Raimundo Santos disse que a igreja Assembleia de Deus, além de seu trabalho espiritual, faz um trabalho para as famílias, para a alma. “Somos a maior igreja pentecostal do planeta, uma igreja que trabalha o espiritual do homem, a edificação da vida, da família. Temos um trabalho social importantíssimo. Somos o socorro de populações mais assistidas em todas as áreas. Agradecemos a Deus por festejar todos os anos essa sessão solene”, relatou.
O presidente das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa-Pa), Raimundo Santos Júnior disse que “a igreja Assembleia de Deus ajuda a resgatar a dignidade de muitas pessoas. Mas o mais importante de tudo, é levar a palavra de Deus. A igreja faz a diferença na vida das pessoas”.
“Estamos celebrando na Assembleia Legislativa do Pará, algo que é patrimônio do Estado. É agradável saber que tudo começou em Belém do Pará. Somos o maior movimento de igreja evangélica da nação brasileira e do mundo. Estamos em 168 países. Então, temos muito o que comemorar. Em segundo lugar, cada ano a gente consegue ampliar um pouco mais, a atividade que os missionários já faziam”, disse o pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus em Belém. “Só temos a agradecer, primeiro a Deus, depois a comunidade. A Assembleia de Deus é uma igreja que pertence às comunidades. Meus agradecimentos, também, à Assembleia Legislativa, ao deputado Raimundo Santos, e claro, ao deputado Chicão, presidente desse Poder. A todos que fazem o Legislativo Paraense. Deus abençoe”, concluiu ele.
Ao final da solenidade, várias personalidades eclesiásticas foram homenageadas com a Medalha do Mérito Evangélico “Daniel Berg e Gunnar Vingren”. A medalha é conferida às pessoas que prestaram serviços de evangelização e com relevantes benefícios para a sociedade.
Homenagem do Parlamento Estadual
As homenagens do Parlamento Paraense à Igreja ocorrem há nove anos, por meio do Decreto Legislativo nº 12, de 2014, de autoria do então deputado estadual à época, Raimundo Santos, hoje deputado federal. A Igreja Assembleia de Deus é a única denominação religiosa do Pará que possui o maior número de leis estaduais aprovadas por unanimidade pelos deputados da Alepa, dentre elas destacam-se: O Dia das Assembleias de Deus”, fixado em 18 de junho (Lei 5.575/1991); a Lei que Declara o Museu da Assembleia de Deus como Patrimônio Histórico Paraense (Lei 7.529/2011). É reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial para o Estado do Pará o “Dia das Assembleias de Deus”, pela Lei 7.633/2012. Outra proposição é a que declara a encenação da chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren a Belém para fundar a Assembleia de Deus como Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico do Estado do Pará (Lei 8.268/2018), além de outras legislações.
A Igreja
Em 18 de junho de 1911, em Belém, os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg fundaram a Assembleia de Deus. Para relembrar a data histórica, a igreja realizou uma programação que envolveu ações humanitárias em Melgaço e em Portel, no Marajó, com entrega de 2.500 cestas de alimentos, brinquedos, casas para famílias carentes, incluindo mobília, cursos de qualificação e a instalação de uma base humanitária permanente para prestar serviços de capacitação e atendimento médico e jurídico à população.
Outro momento na programação comemorativa foi o Casamento da Cidade para mais de 300 casais em Belém, Melgaço e Portel. No dia 17, a partir das 9 horas, na Escadinha do Porto de Belém, será realizada a tradicional reconstituição que relembra a chegada dos pioneiros à capital paraense. O evento envolve cerca de 50 mil pessoas a cada edição, vindas de navios e vestidas em trajes de época do século XX. Na noite do mesmo dia, ocorrerá a grande celebração dos 112 anos no Centenário Centro de Convenções. No dia 20 de junho, será realizado o encerramento das celebrações, também no Centro de Convenções da Igreja.
Reportagem: Andrea Santos – AID Comunicação Social
Edição: Dina Santos – AID Comunicação Social
Fonte: ALEPA