Simão Jatene e o futuro político no Pará

0
Simão Jatene e o futuro político no Pará
Decisão unanime, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decretou que o ex-governador do Pará, Simão Jatene, está inelegível pelo período de oito anos, correspondendo aos anos de 2014 até 2022, por abuso de poder econômico e políticos nas Eleições de 2014 / Foto: RS

Nos últimos dias o nome de Simão Jatene, três vezes governador do Pará, voltou aos sites e blogs, todos apontando para o futuro político do ex-tucano. Disseram que teria se filiado ao PL, em sequência, cravaram uma aliança com o Dr. Daniel Santos (PSB), prefeito de Ananindeua. Mas, tratando-se de imprensa, nas palavras de Sebastião Nery, no livro “Grandes Pecados da Imprensa” afirmou que o “Jornalismo é 50% verdade e 50% fantasia”.

Dito isso, fontes do PL negam filiação de Jatene. Porém, se acontecesse, seria uma negação de sua história e características políticas. Aliança com Dr. Daniel? Tudo é possível, entretanto, atrairia uma infantaria muito bem armada, pesada, que roubaria o seu sono, e até paz de espírito. Embora, os espaços partidários estejam reduzidos, mesmo assim, é preciso entender que nem sempre “O inimigo do meu inimigo é meu amigo”, se ligou?

Finalmente, Simão Jatene, poderá (?) disputar o pleito de 2026 para o Senado, Câmara Federal, Assembleia Legislativa, e, até, para o governo do estado. Mas, a longa hibernação pode ter o deixado sem gordura política suficiente para encarar as forças da nova era.