Começou no dia 18 deste mês a cerimônia de preparação das mais de 20 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas em todo o Estado do Pará. Em Tailândia esse processo aconteceu nesta segunda-feira (22) no Fórum Eleitoral. O processo foi feito de maneira mais simples para este segundo turno e acompanhado por representaste de coligações.
O processo de preparação das urnas é dividido em dois momentos. No primeiro, é feita a geração das mídias de resultados, uma espécie de pen drive, que armazena as informações referentes aos candidatos que irão concorrer as vagas de governo e Presidência da República neste segundo turno.
Conforme explicou o chefe de cartório Diosnar Pires Gonçalves, logo após a consolidação dessas informações nas mídias de resultados, acontece o segundo momento que será a alimentação das urnas eletrônicas.
A cerimônia de preparação consiste em inserir a mídia de resultados nas urnas para transferência e armazenamento dos dados, em seguida, as urnas serão lacradas e abertas somente no dia 28 de outubro.
De acordo com o calendário eleitoral, a cerimônia de preparação segue até quarta-feira (24). Cada cartório eleitoral tem a sua programação de acordo com a necessidade.
Em Belém serão preparadas 4.300 urnas que vão atender Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides. Os técnicos do TRE realizam esse trabalho em aproximadamente 600 urnas por dia.
Informações e imagem: Edson Rios