Da festa ao luto, da pompa à conversas informais com os assessores. É assim, entre os opostos, que o Cerimonial da Assembleia Legislativa do Estado do Pará vai cumprindo sua rotina com dedicação. A Olímpia Nobre comanda uma equipe de 12 pessoas, entre mestres de cerimônia, chefes do cerimonial e assistentes.
Assim que recebe os requerimentos das sessões, a equipe aprova e agenda as datas das referidas sessões junto aos deputados. Além das sessões solenes e especiais, é do Cerimonial a organização de eventos externos, cuja coordenação pede ajuda dos cerimonialistas da Alepa, velórios que ocorrem na Casa, inaugurações, criações de Comissões, posse de governadores e deputados, além de eventos formais nos quais o presidente da Casa Legislativa esteja presente.
Apaixonada pela profissão, a cerimonialista Olímpia Nobre se preocupa em passar para os assessores dos deputados em primeiro mandato a importância das sessões solenes. “Minha maior felicidade é poder trabalhar com pessoas que estão aqui há muito tempo e poder contribuir com a história da Casa. Nosso trabalho diário é um exercício de ponderação junto aos nossos 41 chefes (deputados). Tento fazer o meu melhor, sempre”, destaca a Chefe de Cerimonial.
Fonte: Alepa