O Janeiro Branco se dedica à construção de uma cultura de valorização da saúde mental. Integrado à campanha, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no Sudeste do Pará, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promoveu um momento de interação e conscientização com os usuários internados, na quinta-feira (12). O Coral da Alegria, do GTH, ofereceu um repertório de música e emoção para usuários e funcionários.
A psicóloga clínica do HGT, Izabel Alves, reforça o sentido principal da campanha, que é discutir o tema e orientar a população sobre a importância de prevenir o adoecimento da mente. “A campanha sobre a nossa saúde psíquica é em janeiro, justamente para iniciarmos o ano pensando no autocuidado. Cuidar da mente é cuidar de todos os outros aspectos da nossa vida, por isso foram abordadas, também na ação com os usuários, as dicas para manutenção da saúde da mente. É fundamental que a cultura da saúde mental seja uma realidade”, enfatizou.
Uma das usuárias que aprovou a ação foi Josiane Paiva, 35 anos. A filha de 11 anos da dona de casa sofreu um acidente e passou por cirurgia. Segundo ela, além do acolhimento na unidade, é importante o tema de saúde mental ser abordado em uma unidade hospitalar. “Cada pessoa tem sua particularidade, possui sentimentos e fica fragilizada nesse contexto de internação. Esse trabalho de humanização traz à tona que temos uma história, família, sentimentos e uma vida toda que esquecemos quando estamos passando por problemas. Ninguém espera um acidente. Está sendo difícil, mas trazer esse trabalho de humanização faz diferença para quem está aqui”, afirmou Josiane Paiva.
A equipe do Grupo de Trabalho de Humanização mostrou mensagens que os profissionais da assistência escreveram para os usuários, evidenciando que eles são importantes para a unidade, que atende o paciente respeitando suas particularidades.
Texto: Ascom/HGT
Leia mais no site:
- Ex-aluno executa professora a facada em Goiás(Abre numa nova aba do navegador)
- Bolsonaro diz que agricultores precisam ter liberdade para produzir