Em 25 de junho de 2020, se vivo fosse, o poeta e compositor paraense Ruy Paranatinga Barata completaria 100 anos de vida. As comemorações pela data, no entanto, foram prejudicadas pela pandemia de covid-19 que assolou o país.
Para retomar as homenagens devidas a um dos principais nomes da cultura paraense, a Associação Arte e Cultura e Memória Ruy Barata realiza, no próximo dia 26 de maio, cerimônia de entrega do Prêmio Multicultural Ruy Barata.
Entre os agraciados, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que será homenageado com o prêmio na categoria Personalidade Política, em reconhecimento ao seu empenho no incentivo à cultura durante toda sua trajetória política.
Edmilson recebeu o convite para a cerimônia das mãos do filho do poeta, Tito Barata, durante encontro no Gabinete Municipal na terça-feira, 9.
Em 2018, o então deputado federal Edmilson Rodrigues destinou recursos de emenda parlamentar para as comemorações do centenário do poeta que, até então, ocorreriam no ano de 2020 quando Ruy Barata completaria, de fato, o centenário.
Texto: Fabricio Lopes/Ag. Belém
Leia mais no site:
- Nilse Pinheiro participa do ato de assinatura da Lei nº 9737, que institui o Sistema Estadual de Cultura(Abre numa nova aba do navegador)
- Janeiro Branco: FGT orienta usuários internados e funcionários sobre saúde mental