O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) nas eleições 2020 em Tailândia tinha a missão de colaborar para vitória de Alemão da Cerâmica, por isso se alinhou e aliou-se com o PL (Partido Liberal) e a reboque lançou o nome da vereadora Jakeline Neto para vice-prefeita já que a conjuntura política obrigou a vereadora a abrir mão da candidatura à prefeita. A outra missão era eleger um ou mais vereadores.
Primeiro,
O PSDB não conseguiu como já dito manter a candidatura de Jakeline à prefeita, e isso trouxe desgaste, e também não conseguiu fazê-la vitoriosa para vice-prefeita.
Segundo,
O PSDB lançou 16 candidatos a vereador segundo o site do TSE, Divulgacand, porém só conseguiu eleger um, o empresário e pastor Nilviano Santos, 44 anos, natural de Araguaína-TO.
Nilviano, de certa forma substituirá a vereadora Jakeline Neto, são do mesmo partido, que deixará a função no fim de 2020, entretanto deixou seu legado de luta e resistência.
O agora vereador construirá sua própria história e legado quanto político, e isso em um partido que parece não mais falar a linguagem do povo, e as últimas eleições tem comprovado a tese por meio do encolhimento no número de eleitos. Partido, se no interior não é tão notório, mas basta dar uma olhadinha mesmo no interior para perceber quem são os comandantes e como eles agem. Já nos grandes centros o elitismo tucano é descarado.
Ter um mandato prepositivo, representativo e que de fato esteja a serviço das demandas da população fará parte dos desafios que o novo vereador Nilviano Santos deverá lidar.
Enfim, se o PSDB perdeu em não fazer o vice para o executivo, venceu em eleger Nilviano para vereador. Agora resta saber se o município ganhará em tê-lo como representante.
Sucesso ao novo vereador,
Por Taciano Cassimiro, TN BRASIL TV