Os dados do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), apontam que a taxa de abandono no ensino médio das escolas públicas caiu para 2,5% em 2025, o menor índice registrado desde o início da série histórica, em 2007. Em relação a 2023, a redução foi de 34%, enquanto na comparação com 2022, período marcado pelos impactos da pandemia, a queda chegou a 61,5%.
O levantamento também mostra avanços nas taxas de aprovação e reprovação. No ensino médio, a reprovação caiu de 5,7% em 2023 para 3,2% em 2025. Já a distorção idade-série recuou de 24,3% em 2022 para 17,6% no ano passado, indicando redução no número de estudantes com atraso escolar.
Embora o MEC destaque o programa Pé-de-Meia como uma das principais ações para manter os alunos na escola, especialistas afirmam que ainda não é possível atribuir toda a melhora ao benefício, já que os indicadores vinham apresentando evolução antes da criação da iniciativa. Segundo a pasta, outros fatores, como o aumento do ensino integral e o reforço de programas de alimentação e transporte escolar, também contribuíram para os resultados.
No ensino fundamental, as taxas de abandono seguiram em queda, chegando a 0,2% nos anos iniciais e 1% nos anos finais. A reprovação também apresentou melhora significativa, especialmente nos anos finais, onde houve redução de 67% em relação a 2023.
Criado em 2024, o Pé-de-Meia oferece bolsas e incentivos financeiros para estudantes do ensino médio de baixa renda permanecerem na escola. O programa, que atualmente custa cerca de R$ 12 bilhões por ano, é considerado uma das principais políticas educacionais do governo federal, mas também tem gerado debates sobre seu impacto no orçamento do Ministério da Educação.

