Uma médica utilizou das redes sociais e divulgou afirmações sobre o câncer de mama consideradas como falsas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em um vídeo, a ginecologista e mastologista doutora Lana Almeida pede para que os internautas “esqueçam o outubro rosa” e faz diversas afirmações impróprias acerca do câncer de mama.
A Dra. Lana fala que a doença não existe. Ela alega que o que ocorre é uma “inflação crônica” que pode ser corrigida com um tratamento com hormônios. Após a repercussão das afirmações, diversas entidades da medicina se manifestaram sobre o caso.
Em nota, o Inca ressaltou que “se posiciona terminantemente contra a desinformação divulgada em rede social acerca do câncer de mama, e que classifica tal conteúdo como fake news”.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo informou em nota que investiga o caso em questão e que “as investigações tramitam sob sigilo determinado por lei”.
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia destacou que “observa com grande preocupação o crescente número de notícias falsas a respeito do tratamento e da prevenção do câncer de mama.”
ASSISTA O VÍDEO: