A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (29), o Projeto de Lei nº 455/2024, de autoria do deputado estadual Elias Santiago (PT), que declara a obra musical de Mestre Laurentino como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará.
João Laurentino da Silva, o Mestre Laurentino, natural de Ponta de Pedras, no Marajó, alcançou reconhecimento nacional como o roqueiro mais antigo do Brasil. Com sua gaita, ele participou de festivais no Brasil e no exterior, ao lado do Coletivo Cipó, que também revelou Dona Onete. Uma de suas canções mais conhecidas é “Loirinha Americana”, gravada por Gilberto Gil.
Apesar de seu impacto na cultura paraense, Mestre Laurentino faleceu em dezembro do ano passado, aos 98 anos, sem ver sua obra receber este reconhecimento.
Elias Santiago destacou a importância da lei para preservar o legado do artista para as futuras gerações, afirmando o compromisso de seu mandato em reconhecer e preservar a memória cultural do Pará.