Na tentativa de evitar um colapso na saúde, Acre decreta bandeira vermelha

0
Na tentativa de evitar um colapso na saúde, Acre decreta bandeira vermelha
Foto: © Assis Lima/MTur

Com 98% do total de leitos da rede pública de saúde destinados ao tratamento de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus ocupados, o governo do Acre decretou estado de emergência em todo o estado. A mudança do nível de emergência, para bandeira vermelha, consta do Decreto nº 7.849, publicado na última segunda-feira (01), e, inicialmente, deve vigorar até o próximo dia 19.

De acordo com o texto da norma, a decisão segue a recomendação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, e se deve ao “repentino agravamento do risco de colapso do sistema de saúde” no estado. Até ontem à tarde, a Secretaria Estadual de Saúde contabilizava 48.820 casos confirmados da doença e 873 mortes em decorrência da ação do novo coronavírus desde o início de março. Além disso, 162 (ou 95%) dos 170 leitos clínicos e 60 (80%) das 75 vagas em unidades de terapia intensiva (UTIs) estavam ocupadas.

“Nos últimos dias, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus aumentou muito”, disse o governador Gladson Cameli em um vídeo divulgado pelas redes sociais. “Todas as medidas que cabiam ao estado foram tomadas, mas chegamos a uma situação ainda mais preocupante. Por isto, o Comitê ‘de Acompanhamento Especial da’ Covid-19, com a minha validação, decidiu que o momento pede mais rigorosa e prudente decisão”, acrescentou Cameli ao detalhar o alcance do decreto estadual.

“Todo o Acre estará em bandeira vermelha até o dia 19 de fevereiro, para não precisarmos viver a medida mais radical, que é o lockdown. Estamos priorizando a vida para que não se instale no Acre o mesmo caos que outros estados do país enfrentam”, comentou o governador ao pedir a “compreensão, colaboração e respeito” da população às medidas.

Com informações da Agência Brasil

Deixe seu Comentário com o FACEBOOK:

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here