Polêmica na OAB de Ananindeua: denúncias chegam a Coluna JUSPARÁ

0
advogados - Polêmica na OAB de Ananindeua: denúncias chegam a Coluna JUSPARÁ
Recebemos as denúncias, entramos em contato com diversos profissionais de Ananindeua, advogadas, advogadas e outros. A presidência nos atendeu e nos enviou nota / Foto: divulgação

O site TN Brasil TV, em sua Coluna JUSPARÁ, recebeu denúncias direcionadas a OAB Subseção Ananindeua, presidida no momento pelo advogado Miranda Júnior. Na condição de CEO e colunista conversei com diversos advogados, advogadas e outros, que me listaram uma série de supostos problemas.

A TN Brasil TV cumpre com seu papel jornalístico responsável, ético, dando a todos o devido espaço e, não emitimos qualquer juízo. Por essa razão, com base em lei e direito de exercermos nossa profissão, é que relatamos abaixo as demandas do caso em questão.

Denúncias

– Exclusão indevida e arbitrária de advogados em grupos institucionais de WhatsApp;

Restrição de acesso ao auditório: o atual presidente teria determinado o fechamento do local, colocando correntes na porta e impossibilitando o acesso dos advogados. Essa medida, sem precedente, rompe com a prática habitual de utilização do espaço pelos profissionais para atendimento, especialmente quando não havia eventos no auditório. O local era frequentemente usado como alternativa devido à lotação das salas, sendo o único espaço disponível para os advogados nessas situações;

OAB ANANINDEUA
Em imagens enviadas a nossa redação, portas do Auditório acorrentadas / Foto: AP

– Funcionários da subseção, segundo informações, estariam enfrentando situações de constantes assédio no trabalho. Inicialmente, por parte da esposa do presidente, que também é presidente da CAAPA-OAB PA. Atualmente, o presidente estaria adotando práticas intimidadoras, ameaçando demitir por justa causa qualquer funcionário que auxilie advogados no uso do auditório. Além disso, ele teria metas obrigatórias para a venda de ingressos do Congresso, programadas para o dia 18 de dezembro, promovidas pela CAAPA e COJAD, condicionando o cumprimento dessas metas à concessão do recesso de final de ano.

Outro Lado

Entrei em contato com a presidência, cordialmente atendido, me enviou a seguinte NOTA:

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Ananindeua, manifesta-se de forma respeitosa ao jornalista Taciano Cassimiro, esclarecendo que, como gestor de uma instituição representativa da advocacia e dos direitos da sociedade, é seu dever e responsabilidade zelar pelos interesses da classe e pelo sigilo das informações internas. Ressalta, ainda, que está adotando todas as providências administrativas e judiciais cabíveis para o adequado encaminhamento da situação.

Cordialmente,
Francisco de Assis Reis Miranda Júnior
Presidente da OAB Subseção Ananindeua

Nota de Repúdio pode ser lida AQUI.

Eleição OAB 2024

Na eleição de 18 de novembro, Michel Batista e Rubia Barreto, Chapa 17, venceram o pleito com 288 votos e dirigirão a OAB em Ananindeua no Triênio 2025 a 2027.