Há 38 anos morria Mané Garrincha, o gênio das pernas tortas.

1
Há 38 anos morria Mané Garrincha, o gênio das pernas tortas.
Foto: Reprodução

Loja dos Celulares

Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrincha, ou simplesmente o gênio das pernas tortas. Garrincha nasceu em 28 de outubro de 1933 em Majé no Rio de Janeiro. Jogou no Botafogo, Corinthians e seleção brasileira.

O mestre Garrincha se destacou por seus dribles rápidos, desconcertantes e geniais, segundo suas palavras “Eu nasci pra jogar futebol“.

Altair, ex-zagueiro do Fluminense, disse “eu duvido que um lateral esquerdo, nessa semana, o lateral esquerdo dormia sossegado, entendeu? Não dormia sossegado. A gente…eu não dormia bem, a gente acordava no dia seguinte pensando no Mané, e eu acredito que acontecia com outros laterais quando jogava contra o Garrincha. Não dormia direito, Tinha pesadelo e tinha alguns que caia até da cama“.

Garrincha foi rejeitado no Vasco e no São Cristóvão, por causa de suas pernas tortas e do desvio na coluna lombar. No Botafogo, em um treino, em sua primeira jogada, pôs a bola entre as pernas do lendário Nilton Santos e acabou contratado a pedido do próprio lateral.

Mané jogou três copas, sendo bicampeão pela seleção brasileira em 1958, na Suécia e 1962, no Chile. Em 60 jogos pela seleção marcou 17 gols, e só perdeu uma partida com a camisa canarinho. O Brasil nunca perdeu com Pelé e Garrincha em campo.

Pelo Botafogo, disputou 612 partidas e marcou 245 gols. Garrincha foi Campeão Carioca, do torneio Rio-São Paulo.

O mestre das pernas tortas, para alguns o jogador mais talentoso da história do futebol brasileiro, morreu no dia 20 de janeiro de 1983, aos 49 anos , no Rio de Janeiro, vítima de cirrose hepática.

Driblar_ e driblar com tanta graça e naturalidade _ eis um mistério de Garrincha que só Deus pode explicar
(Armando Nogueira)

Assista matéria Mané Garrincha:

ÓTICA ARAÚJO

 

Deixe seu Comentário com o FACEBOOK:

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here